segunda-feira, 7 de março de 2011

Isso é história

        TEM DÓ,  SEU  JUIZ

                                 Em 1954 o mundo médico descobriu revolucionárias drogas contra a ansiedade. Por outro lado, os brasileiros nunca foram tão ansiosos quanto no dia do concurso Miss Universo daquele ano, quando a favorita Martha Rocha perdeu para a americana Miriam Stevenson pelas famosas duas polegadas a mais. Já tínhamos sido derrotados na Copa do Mundo quatro anos antes, e o segundo lugar de Martha nos abateu a alma. A história virou marchinha de carnaval: "São 2 polegadas/ Tem dó seu juiz". Em 1954 o Brasil ensaiava os passos da modernidade: em São Paulo celebrava-se o IV Centenário, e nas ruas já circulavam os primeiros Fuscas, que começaram a ser montados por aqui em 1953.

                                                    ******************

         Nos anos 1950, Marlon Brando vira sex symbol, em UM BONDE CHAMADO DESEJO, enquanto Marilyn Monroe seduz em OS HOMENS PREFEREM AS LOURAS. No Brasil, Eliana é a mocinha das chanchadas da Atlântida, Maysa canta a Fossa e Maria Ester Bueno é a grande campeã do Tênis. As vedetes gritavam  OBA nos Palcos.

                                                    ******************

         COMÉDIA HUMANA

         * O que a medicina e a literatura têm em comum? Para o sanitarista e escritor Moacyr Scliar, ambas tratam sobre a condição humana. E é exatamente sobre assuntos que fazem parte do cotidiano dos médicos que ele trata na série de crônicas reunidas no livro O olhar médico - crônicas de medicina e saúde (184 págs.,), lançado pela editora Ágora. Apesar de tratar de temas sérios, como alcoolismo e hipocondria, Scliar imprime em seus textos um estilo leve e bem humorado, sempre em tom de conversa com seu leitor. Esclarecedor para leigos e delicioso para os médicos. O olhar médico é literatura e medicina de primeira qualidade.

                   NOVA  ERA

                                            
                         A década de 1960 marcou a época dos psicotrópicos e tranquilizantes com o lançamento dos benzodiazepínicos.
                    Na verdade, os primeiros medicamentos específicos contra as chamadas doenças afetivas (depressão, síndrome do pânico etc.) foram os compostos de lítio, em 1949.
                    Antes, os únicos medicamentos disponíveis do gênero eram os barbitúricos, utilizados desde 1903. Mas foi nos anos 1950 que a psiquiatria seria revolucionada com a descoberta de quatro novas drogas, dentre elas o primeiro benzodiazapínico a ser comercializado, em 1959, por Stenbach. Foi a partir dessa década que começaria a "medicalização" da psiquiatria.

  
                          VOCÊ     DORME    BEM ?
           
                                         

          Diálogo Médico - Kathia Natalie e Cristina Ramalho

                                                                ****************
                                               
                       
                                             
                               
                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário